segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


wwwcurtanaescola.org.br
wwwdominiopublico.gov.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.portacurtas.com.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br

pesquisas

O que é curriculo?

Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

Quais são as estratégias que utilizo ou que considero ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Desenvolvo minha prática de sala de aula com meus alunos sempre de forma dialógica, para que desta forma, diminua as distâncias entre o aluno e a minha pessoa e dessa forma deixando o aluno menos tenso para expor suas dúvidas. Procuro sempre ouvir e respeitar a individualidade de cada um, pois nós temos nossos conhecimentos prévios, os quais podem ser compartilhados em sala. Além disso, busco ampliar esses conhecimentos sempre com questionamentos para que os mesmo busquem resposta e soluções. Além das discussões em sala a respeito de determinados assuntos, sempre que possível, busco enfatizar a importância da tecnologia para a ampliação dos conhecimentos aplicados, já que hoje ela faz parte do cotidiano das pessoas. Sempre que  possível estou pesquisando  determinados assuntos para debatermos na aula seguinte, outras vezes direciono que página eles devem acessar a fim de debater algo mais pontual ( pra aqueles que posui o acesso mais facilitado com as tecnologias). Dessa forma permito que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem também para obter informações importantes sobre os assuntos abordados.

Atividade 3.1

Atividade 3.1

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas e curiosidades? 

Diante do grande avanço tecnológico pelo qual passamos, a escola precisa valorizar a linguagem do século XXI, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet. Nós educadores, responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos para enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos, nos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet e do celular entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem “situada”. Para estabelecer um ambiente de livre expressão, que favoreça o diálogo, precisamos despertar, através de projetos, o interesse do aluno para que sinta prazer em participar, discutir, debater, pesquisar, interagir com os colegas e com outras pessoas utilizando blogs, fóruns, e-mails... Para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor tome consciência de que “Ele é a tecnologia das tecnologias.
Alterar

Quem sou eu como professor?


Quem sou eu como professor Aprendiz!!!
O perfil do novo professor do século XXI precisa ter uma identidade que não seja imutável (precisa ser de permanente atualização, formação continuada). Tal perfil se caracteriza por um processo de construção do sujeito historicamente situado. Ser professor então, passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo, transdisciplinar, interdisciplinar e que, requer do profissional da educação uma articulação dos saberes de forma significativa, primando por uma visão de totalidade e não de fragmentação, quer em sua formação continuada, quer no desenvolvimento de seu exercício pedagógico. Observamos que uma identidade profissional se constrói pelos compromissos sustentados por uma dimensão ética, mas que não deve colocar a margem perspectivas recorrentes da prática pedagógica propriamente dita, dentre as quais figuram as dimensões: da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas; das práticas que resistem a inovações, porque estão repletas de saberes válidos quanto as necessidades da realidade; do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas a luz das teorias existentes da construção de novas teorias; da construção, pelo significado que cada professor, agindo como ator e autor, confere a atividade docente ao seu cotidiano, com base em seus valores, seu modo de situar-se no mundo, sua história de vida, suas representações, seus saberes, suas angústias e seus anseios, no sentido que tem em sua vida ao ser professor, assim como baseados em sua rede de relações com outros professores, sindicatos, agrupamentos.
Durante a vida profissional do professor o seu fazer e sua formação devem se tornar objetos permanentes de discussão, por meio de questionamentos de seus fazeres revisitados, pelas contribuições dos demais professores, pelas modificações e inovações necessárias na novidade da aula de cada dia, pela necessidade do vir a ser na construção de si e de seu aluno e sobretudo pela responsabilidade e co-participação na problematização da formação dos cidadãos em formação que constituem o porquê das ações escolares, representados pelo coletivo escolar: tanto alunos como todos os atores sociais da escola e seu entorno.
Acreditamos que para o aluno ter sucesso nos dias de hoje, na escola, o professor precisa instigar o aluno, ou seja, criar ou levá-lo à dúvida, à contestação, à inquietação ao questionamento. A transmissão do saber precisa ser estimulante e prazerosa. Há que se estabelecer entre os mestres e seus aprendizes uma relação de troca porque ensinar também é, antes de tudo, aprender. Educar é uma atividade que guarda em si um mundo repleto de possibilidades. Entre elas, a capacidade de despertar no outro, inúmeras qualidades adormecidas. Sem a provocação, sem o questionamento, sem a inquietação, sem as perguntas incessantes do mestre não ocorrerá esse processo pedagógico em que se multiplicam as perguntas a fim de obter um conceito a respeito do objeto em questão.
"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas.
Como definir quem sou eu!!!
 "Eu sou o tudo. Eu sou o Nada. Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei, e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei, e os amores que tive,as viagens que fiz,e os esportes que pratiquei. Sou minha matéria preferida,minha comida predileta,essa sou eu...eu mesma,será que vais entender? Sou o ódio resguardado,sou os sonhos realizados,os objetivos alcançados .Eu sou o meu interior,mas também meu exterior. Sou um conjuntos de fatores que você não pode entender. Sou a saudade,os abraços que já dei,eu sou o passado,mas também o presente e o futuros,sou os meus atos. Sou o perfeito,Mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo. SOU O QUE NINGUÉM VÊ.
Sou eu assim como pessoa e como educadora

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

atividades realizadas sobre o projeto natal


HISTORINHA CURIOSIDADES DO NATAL-1º ao 5° ano'


Queridos alunos ,bom dia,tudo bem.
Bom dia,professora,tudo
bem
Gostaria de oferecer a vocês atividade diferente,estão curiosos para saber o que é...
Sim! Querida professora...
Então vamos lá,o título é “curiosidades sobre o Natal”
Que legal,professora.
Juntos iremos aprender um pouco mais sobre esse tema, conhecer a tradição de cada família,como se preparam para esse momento tão especial,qual o significado,a origem.
Estamos muito ansiosos para começar trabalhar pra valer.
Também quero que vocês fiquem sabendo que não iremos usar somente a escrita ,usaremos várias outras formas de estudo entre elas colagens,recortes de revista,jornais,ouvir musicas,assistir vídeo entre outros.
Que bom prof a aula não vai ser só escrever,será bem bom vim para escola.
Então para entrar nesse clima,vamos fazer um “amigo secreto”
Vamos”quem será o primeiro a pegar o nome do seu amigo secreto?
Logo após iremos assistir um vídeo sobre o Nascimento do Menino Jesus para que vocês entendam o verdadeiro sentido do Natal.
Então vamos logo assistir o vídeo professora ,todos estamos curiosos .
Há,prestem muita atenção no filme,pois realizaremos outra atividade onde todos vocês irão até o laboratório de informática para pesquisar sobre os diversos símbolos do natal.
Nossa prof quanta atividade,vamos muito o que contar em casa,nem vamos ver a hora passar. E lá se foram todos!
A aula foi muito produtiva e diversificada.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROJETO CURIOSIDADES SOBRE O NATAL


PROJETO CURIOSIDADES SOBRE O NATAL 
JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
CONTEÚDOS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore de natal.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.


CONHECIMENTOS

Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos os dias de sua vida.
Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre valorizar a família,
Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.

OBJETIVOS
Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas.
Desenvolver o hábito de pesquisa, leitura e produção escrita.
Identificar informações relevantes sobre o verdadeiro sentido do natal.
Oportunizar a pesquisa no computador referente os símbolos natalinos.
Desenvolver atitude de colaboração.
Comunicar o conhecimento construído.


ANOS: 1º ao 5°
TEMPO ESTIMADO: 15 dias
MATERIAL: computador, internet, revistas de informação, tesoura, cola cartolina, papeis, caneta, caderno, lápis preto, cd, etc...


DESENVOLVIMENTO
Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora
compartilhar com a turma como será feito o trabalho, as fontes de pesquisa, a organização dos grupos, levante questionamentos sobre o tema para estimular os alunos a fazer a pesquisa. Fale e mostre alguns símbolos do natal, as curiosidades, mostrando e fazendo-os eles entenderem o quanto pode ser interessante descobrir novas informações sobre o que é o natal. E nesse primeiro momento que você vai perceber o envolvimento dos alunos, então quanto mais o tema for discutido, questionado através de perguntas respostas o trabalho pode chegar a uma dimensão bem mais complexa. Para finalizar divida os alunos em grupos de 3  componentes e peça a eles que façam uma pesquisa em revistas, internet ou outros meios.
Os alunos já em grupos vão ser encaminhados ao laboratório de informática para pesquisar sobre o natal. O professor deve fazer o acompanhamento de forma sistematizada, para que cada grupo saiba desenvolver sua pesquisa com mais precisão. Antes dos alunos começarem  a usar o computador, o professor vai dar dica de site, mostrar como deve acessado falando da importância de selecionar as melhores informações, os cuidados que se deve ter e outros pontos que considerar importantes, em seguida a essas explicações os alunos vão navegar a procura de informações sobre o tema trabalhado. Observando tudo o que está relacionado com o natal tais como : gravuras, lendo, fazendo anotações, discutindo, descobrindo curiosidades e construindo conhecimento. E um momento de prazer e diversão.  
Haverá o momento em que os alunos permanecerão na sala de aula, reunidos cada um com seu grupo , organizando as idéias, as principais informações, fazendo correções ortográficas, reescrevendo, desenhando, colorindo, recortando , colando, ou seja, montando todo o trabalho. Nesse momento deve haver dialogo entre alunos. Cabe ao professor tirar as dúvidas referentes às pesquisas já realizadas até o momento  
A apresentação e interação dos grupos. Hoje será feito uma roda bem grande e todos os grupos apresentaram suas curiosidades e descobertas sobre os símbolos do natal. Os alunos farão leituras compartilhadas, apresentarão gravuras, desenhos e tudo que foi preparado explicando cada símbolo. Nesse momento será aberto ao grupo um espaço para as curiosidades e dúvidas sobre cada apresentação. E um momento de construção de aprendizado, ao final de cada apresentação o professor deve fazer suas intervenções, e dar sugestões para que os alunos possam melhorar cada vez mais.
  
Produto Final: Mural Informativo
Hoje os alunos construíram o mural informativo colando todas as produções dos grupos em um único espaço, em seguida colocarão no mural da sala e alguns espalhados pela escola, para que todos os alunos possam ler e conhecer as curiosidades sobre os símbolos natalinos.


AVALIAÇÃO
Durante todo o processo de aprendizagem, devem ser avaliados todos os itens como; produções, interação dos grupos, organização, desenhos, gravuras, envolvimento dos alunos e outros pontos importantes.  
Cursistas : Angela ,Joicemar, Suzana, Rutineia, Margarete,Maria Ivone.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Música para trabalhar a higiene

SOU BONITÃO

EU ME LAVO,
COM ÁGUA E SABÃO,
PARA SER LIMPO,
E BONITÃO.

A ESCOVA É MINHA AMIGA,
PARA OS MEUS DENTES ESCOVAR,
A TOALHA É NECESSÁRIA,
PARA MEU CORPO ENXUGAR.

TENHO UM PENTE BONITINHO,
PARA MEUS CABELOS PENTEAR,
TRAGO-O SEMPRE LIMPINHO,
PARA A CABEÇA NÃO SUJAR.

TODOS OS DIAS ME LAVO,
COM SABONETE OU SABÃO,
OS MEUS CABELOS PENTEIO,
POR ISSO SOU BONITÃO.

A Introdução da Informática


 A Introdução da Informática
 A introdução da informática, ou seja, dos computadores na educação brasileira se deu por volta da década de 70 e à princípio iniciou-se lentamente. Naquela época os equipamentos tecnológicos eram grandes e ainda estavam em fase de expansão no mercado mundial. (SOUZA, 1999); Com o passar dos anos, e com uma velocidade admirável, os computadores evoluíram e chegaram ao campo educacional e hoje está presente em muitas escolas. O campo da informática tem crescido e se expandido no mundo, como afirma VELOSO (1997) citado por SOUZA (1999, p 20) “Os horizontes da informática são muito amplos...” A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas. Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Segundo BRASIL (1998:51) “A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...” Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada. (BRASIL, 1998) É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Não adianta adquirir equipamentos de alta tecnologia se o espaço não for apropriado e se o professor não estiver preparado para dar proporcionar aos alunos a mediação entre esse mundo informatizado. Segundo MARQUES (1999, p. 172) “Na sociedade da informação, as novas articulações (...) exigem (...) uma sala de aula constituída...” A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar que a informática propicia aos alunos conhecerem o mundo tecnólogico e avançado da sociedade em que se vive atualmente. “..o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. FAGUNDES (2004:24) A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto, o objetivo maior que é a aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixará de ter sentido e não serão alcançados êxitos, conforme afirma GONÇALVES (1994): a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. No mundo globalizado em que a escola está inserida, é de extrema importância que se tente substituir as idéias pedagógicas que não deram certo, ou seja, que se permita que as idéias tecnológicas façam parte do Projeto Político Pedagógico da escola. Segundo MELLO (2005:20) é importante que “...a tecnologia da informação possa contribuir para tornar reais utopias pedagógicas tão antigas.” Conclui-se que os avanços tecnológicos têm contribuído de forma qualitativa para o aprendizado auxiliado pelo computador e ainda tem favorecido a preparação dos alunos para serem cidadãos do século XXI. De acordo com RIBEIRO (2004, p. 40) “O uso do computador desde a Educação Infantil aumenta o interesse pela leitura e a escrita e introduz as crianças no mundo da informática.” Porém, para que haja a preparação dos alunos para o futuro, faz-se necessário a priorização da formação dos professores para que saibam garantir a utilização adequada dos computadores.

Diário de Bordo –Angela Luzia Alves de Goss


Diário de Bordo –Angela Luzia Alves de Goss

A grande construção e sustentação da cultura digital é a internet que com o auxilio do computador possibilita aprendizagem e acesso a recursos escritos, sonoros e visuais.
Acredito que hoje é necessário que o professor se adeque a um novo cenário. Que o professor não é mais colocado como o dono do saber, muitas vezes, sabe menos que o seu próprio aluno. Aquele a ser ensinado domina muito mais os aparelhos tecnológicos.

Então ensinando e aprendendo com as TIC tem por objetivo promover a inclusão digital dos professores e alunos dinamizando e qualificando-os para o processo de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
Na perspectiva o curso visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores possam compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas, planejando estratégias de ensino e aprendizagem integrando-se com os recursos tecnológicos disponíveis criando situações que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo que resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados de cada um .


Cantinho da Alegria

 Meu nome é Angela Luzia sou professora  do ensino fundamental, trabalho atualmente com os gatinhos e gatinhas do 1º ano, sou paixonada pelo que faço.
Olá galera , ao visitar-me deixa seu recado ou sua mensagem!